Quando o destino de José Eduardo tornou-se maior do que a sua própria vontade
Por: Conrado Vitali
27/11/2023 às 11h20Atualizada em 27/11/2023 às 11h48
José Eduardo não é mais dono de seu destino. Deixou de sê-lo quando, em 2016, resolveu voltar para a vida pública candidatando-se, pela primeira vez, ao cargo de prefeito de Guaíra (SP), terra natal deste colunista. Desde então, o bom moço filho de família conhecida e tradicional da cidade, entrou no vórtice universal de Antoine de Saint-Exupéry; o piloto, escritor e ilustrador francês que ficou mundialmente conhecido como autor do atemporal “O Pequeno Príncipe”(Le Petit Prince, em francês). Na obra, publicada em 1943, Saint-Exupéry torna “imortal” a frase “tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.” Eternamente responsável pelo que cativou como homem público , dono de uma educação irretocável e raríssimo gentleman num tempo em que só vemos e assistimos vulgaridades, José Eduardo, para sua própria felicidade, não têm mais o direito de ser dono de seu destino. O amor e a admiração inquestionável que os guairenses sentem pelo filho de Dona Edna tomaram de assalto afetivo o destino de José Eduardo, guiando-o para além de sua própria vontade. A candidatura a prefeito pela terceira vez, mais do que uma vontade de José Eduardo, mais do que uma concessão da ex-primeira-dama Elaine e até mesmo mais do que o desejo ardente que pulsa no peito de Dona Edna e escorre em lágrimas silenciosas pela face de seu Seu Adnaer; é, sobretudo, um destino tracionado pelos fatos, pela história, pelo desejo de justiça e pela convicção de que a busca da verdade nunca foi um caminho fácil embora seja, desde já, o único possível : o caminho de volta. Com a palavra, o “próprio” Pequeno Príncipe, dirigindo-se a José Eduardo, em francês e português, lembrando-o sobre como o destino escapou ao seu controle.
Conrado Vitali,54, guairense radicado em Brasília (DF) desde 1998, é jornalista e political marketer, tendo sido vitorioso em várias campanhas eleitorais que coordenou em sua terra natal (Guaíra-SP)
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
'A coluna “2024 é Logo Ali” é destinada exclusivamente aos seguidores e à audiência do município de Guaíra-SP, terra natal deste colunista'. Esse é o texto para definição dessa coluna no perfil pessoal de rede social do Jornalista Conrado Vitali, que atualmente reside e trabalha em Brasília - DF. Aqui serão reproduzidos seus textos na íntegra, sendo que tal reprodução está previamente autorizada pelo autor.