No próximo dia 15 de maio, das 7h30 às 13h30, Guaíra promove um momento histórico: a 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que acontecerá no Centro de Lazer José Pugliesi Júnior. Com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, o evento será um importante espaço para formulação de políticas públicas, escuta ativa da sociedade e eleição de delegados para a 5ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial.
A conferência é uma iniciativa do Conselho Municipal de Igualdade Racial (CMIR) e conta com o apoio do CEPIR (Conselho Estadual) e do CNPIR (Conselho Nacional), reforçando o compromisso do município com o fortalecimento das pautas antirracistas e de equidade racial.
Durante o evento, representantes do poder público e da sociedade civil organizada debaterão temas como:
Atualização dos marcos legais e fortalecimento das políticas públicas;
Enfrentamento ao racismo estrutural, religioso e institucional;
Violência contra mulheres negras;
Saúde da população negra e envelhecimento digno;
Educação antirracista e valorização da cultura afro-brasileira;
Emprego, renda e políticas para comunidades quilombolas, indígenas e tradicionais;
Inclusão da população LGBTQIA+ negra e de pessoas com deficiência;
Estratégias de comunicação antirracista e combate à desinformação.
Os participantes irão priorizar propostas em três eixos centrais: Democracia, Justiça Racial e Reparação, sendo que cinco propostas seguirão para as próximas etapas da conferência, com duas consideradas prioritárias.
“Essa conferência representa um passo essencial para consolidar um município mais justo, com políticas públicas construídas a partir do diálogo e da escuta das comunidades que historicamente enfrentam desigualdades”, destacou a coordenação do CMIR.
A Prefeitura de Guaíra convida toda a comunidade, lideranças, representantes do legislativo, executivo e sociedade civil a participarem dessa construção coletiva por uma cidade mais inclusiva e comprometida com os direitos humanos.