Foi publicado na edição desta quarta-feira, 23/4, decreto do prefeito de São José do Rio Preto, Coronel Fábio Candido, que decreta luto oficial de sete dias pelo falecimento de Jorge Mario Bergoglio, Sua Santidade o Papa Francisco.
Como a vigência do decreto retroage à data da morte do pontífice, as medidas cerimonias restritivas valem até o dia 27 de abril — próximo domingo. No decreto assinado pelo chefe do Executivo municipal consta que “a admiração que o povo rio-pretense sente por Sua Santidade o Papa Francisco” e “a extraordinária trajetória de Sua Santidade o Papa Francisco, primeiro pontífice latino-americano da história da Igreja Católica” justificam a decisão.
Jorge Mario Bergoglio — para Francisco — nasceu em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, Argentina. Antes de se tornar papa, foi arcebispo de Buenos Aires e cardeal, conhecido por seu trabalho dedicado à justiça social, e por ser adepto de hábitos simples, coerentes com a ordem jesuíta da qual fazia parte.
Bergoglio foi eleito Papa em 13 de março de 2013, tornando-se o primeiro papa jesuíta e o primeiro papa vindo da América Latina. Sua liderança foi marcada por uma abordagem mais próxima das pessoas, buscando sempre transmitir uma mensagem de esperança, amor e inclusão para todos. Apesar de o perfil de Francisco ser reconhecido por muitos como reformista, o pontífice mantinha posicionamento declaradamente contrário a algumas bandeiras progressistas como a legalização das drogas e do aborto.