A Prefeitura de Rio Preto, por meio das Secretarias de Saúde e da Mulher, promoveu nesta sexta-feira, 7/3, uma ação especial no Centro de Atendimento Especializado na Saúde da Mulher (Caesm) em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.
As pacientes e as colaboradoras do serviço foram recepcionadas com um café da manhã oferecido pelos funcionários do Caesm, enquanto as servidoras da Secretaria da Mulher estiveram no local para divulgar os serviços prestados e presentear as mulheres do evento com um mimo – um kit higiene. "Esse evento marca o lançamento do projeto 'Cuidar de Quem Cuida', ou seja, cuidar de nós mesmas, pois trabalhamos com temas sensíveis e precisamos estar bem para atender da melhor maneira essas mulheres que procuram os nossos serviços", afirma a secretária da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial, Rosicler Quartieri.
Para animar ainda mais a manhã desta sexta-feira, a ação contou com a participação dos músicos da Camerata Jovem Beethoven.
Após a entrega dos kits pelos secretários de saúde e da mulher, Rubem Bottas e Rosicler, a Secretaria de Saúde realizou o lançamento da campanha “Passaporte da Saúde”, e, em seguida, ambos os secretários participaram de uma homenagem às mulheres cuidadoras.
A ação, realizada pelo Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), contou com a participação de 45 cuidadoras, que participaram de uma roda de conversa no auditório do Caesm, com o objetivo de promover a troca de experiências entre pacientes e cuidadoras, motivando-as, por meio de exemplos de vida real de pacientes que conseguiram se reabilitar no domicílio.
Ao final, as cuidadoras receberam um mimo e participaram de um café da manhã, preparado pelos próprios funcionários do SAD e do Caesm. "Estamos homenageando essas mulheres que cuidam em tempo integral de uma terceira pessoa, invertendo um pouco os papéis, cuidando de quem cuida. O SAD é um serviço que ajuda, mas se não tivermos o cuidador, não existe assistência domiciliar. Vocês são um dos nossos braços", disse a gerente do SAD, Andreia Maloni.
O secretário da saúde também homenageou as cuidadoras. "Esse ato singelo é para que vocês se sintam acolhidas e amadas. Vocês cuidam e fazem isso com muito amor, agora estamos retribuindo".
Várias ações estão previstas para o mês de março, em celebração ao aniversário da cidade e ao mês da Mulher, entre elas rodas de conversas, mutirões, entrega de óculos, entre outras.
Colaboração:Bianca Zaniratto.