O Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (Semae) promoveu, na manhã desta sexta-feira (7/3), um evento especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, contando com a presença de Rosicler Quartieri, Secretária da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade racial. As trabalhadoras da autarquia foram recebidas com um café da manhã e participaram da palestra "Cuidar de Quem Cuida", ministrada pela psicóloga Lenise Fernanda da Silva e pela assistente social Wanderleia Fernandes Martins, ambas do Centro de Referência e Atendimento à Mulher.
Atualmente, o Semae conta com aproximadamente 270 mulheres entre servidoras, terceirizadas, estagiárias e menores aprendizes. Além disso, cerca de 45% dos cargos de comando da autarquia são ocupados por mulheres, um reflexo do compromisso com a equidade de gênero e a valorização profissional feminina.
A secretária da Mulher, PCD e Igualdade Racial, Rosicler Quartieri, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela pasta, que atende anualmente cerca de 24 mil mulheres de todas as classes sociais. "Nosso papel é garantir que essas mulheres saibam que não estão sozinhas. Contamos com uma rede de proteção estruturada, que inclui, entre outras iniciativas, uma casa abrigo sigilosa e preparada para oferecer todo o suporte necessário. Esse trabalho é fundamental, e iniciamos o Mês da Mulher com o projeto 'Cuidar de Quem Cuida', um espaço de reflexão sobre o papel da mulher na sociedade, visando ampliar sua visibilidade e fortalecer seus direitos."
A coordenadora de Atendimento do Semae, Tatiana Barcelos, destacou os avanços conquistados pelas mulheres e a importância de seu papel na autarquia. “Ao longo do último século, avançamos significativamente, mas sabemos que ainda há muito a conquistar para construirmos uma sociedade realmente justa e igualitária. No Semae, hoje é um dia de celebração e de reconhecimento ao protagonismo feminino em suas diversas formas, funções e personalidades. Mulheres que, com dedicação, ajudam a construir e desenvolver a autarquia.”
Daniella Elias, supervisora de Operação de Poços e Reservatórios do Semae, compartilhou sua trajetória ao longo de 18 anos no Semae. “Quando assumi a supervisão, minha equipe era composta exclusivamente por homens. Não foi fácil conquistar respeito e credibilidade. Enquanto um homem precisa apenas demonstrar firmeza, nós, mulheres, muitas vezes precisamos equilibrar autoridade e sensibilidade. Mas, com determinação e competência, provamos que nosso espaço é legítimo e essencial.”
Representando as trabalhadoras da autarquia, a presidente da Associação dos Servidores do Semae (Assemae), Flavia Barbosa, reforçou a importância da igualdade de gênero. “Que o Dia Internacional da Mulher nos lembre que a equidade não é apenas uma questão de justiça, mas também de inteligência. Quando mulheres têm oportunidades iguais, todos ganham. Romper vieses abre caminho para que cada pessoa, independentemente do gênero, seja valorizada por suas capacidades e contribuições. Sigamos juntos na construção de uma cultura mais justa, inclusiva e comprometida com o reconhecimento do valor de todas as pessoas.”
Durante a palestra realizada no auditório do Semae, a especialista Lenise Fernanda da Silvaori orientou sobre como lidar com diversas situações de violência contra a mulher e violência doméstica. Entre os temas abordados, destacou-se o procedimento para realizar denúncias anônimas, os trâmites para a obtenção de medidas protetivas, o papel papel do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), o funcionamento do acolhimento para mulheres vítimas de violência, além do atendimento jurídico oferecido pela defensoria pública e as opções de apoio econômico para aquelas em situação de dependência financeira em relação ao agressor.
A palestrante Wanderleia Fernandes Martins complementou a apresentação trazendo informações sobre os direitos garantidos pela legislação, incluindo a proibição da demissão durante um processo em andamento com base na Lei Maria da Penha e a possibilidade de afastamento remunerado pelo INSS. Além disso, promoveu um debate esclarecedor sobre o ciclo da violência doméstica e os diferentes tipos de violência, como patrimonial, psicológica e doméstica.
O evento promovido reforçou o compromisso da autarquia com a valorização feminina. Com palestras informativas, depoimentos inspiradores e a presença de autoridades dedicadas à causa, a iniciativa proporcionou um espaço de reflexão sobre os desafios e conquistas das mulheres na sociedade e no ambiente de trabalho. Além de reconhecer o protagonismo feminino dentro da instituição, a ação destacou a importância da rede de apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade, evidenciando a necessidade contínua de fortalecer políticas públicas que garantam direitos e promovam a igualdade.